CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PM x PM

Leitor (a) Pergunta:

- "Coronel, o Senhor ta de que lado, da PM - Polícia Militar ou da PM - Política e Mentira?"


PM - POLÍCIA MILITAR ?

ou
PM - POLÍTICA e MENTIRA ?




Resposta ao Leitor:

Prezado (a) Leitor (a), me permita aplicar o disposto na publicação contida em Boletim do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará, fundada em 24 de maio de 1835, a seguir:

"A fim de que resulte um maior fortalecimento institucional e uma postura mais sólida dos Comandantes de Organizações Policiais-Militares, Chefes de Seções e Diretores da Corporação, fica recomendado doravante, a obediência e a observação pelos Oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), dos seguintes princípios doutrinários:

1 – O Oficial da PMCE deve ser solicito, cordial e aberto ao diálogo para com seus pares e subordinados, sem entretanto, franquear-lhes espaços para que sejam feitos pedidos, que possam vir a comprometer a imagem da Corporação, a autoridade dos seus superiores, a legalidade e moralidade administrativa, incluindo o desempenho futuro do “acobertado” por apresentar incompetência profissional e improbidade moral.

2 - O Oficial da PMCE deve observar o sentimento e velar por este, de que não deve interferir em assuntos que não estejam diretamente afetos à sua administração ou ao seu círculo, exceto em situações em que o valor e a imagem da Corporação estejam na iminência de sofrer graves riscos.

3 - O Oficial da PMCE deve formar uma cultura de que não deve intervir ou interceder em favor de alguém apanhado cometendo ou que haja cometido qualquer irregularidade que afronte leis, normas, regulamentos, costumes.

4 - O Oficial da PMCE, não deve assumir o despreparo de seus subordinados, nem se abrir aos pedidos do público externo em detrimento das normas administrativas da Corporação e da administração pública como um todo, ou que venha a ferir estas.

5 - O Oficial da PMCE deve evitar fazer críticas ou comentários em público, a pessoas (superiores, pares ou subordinados), ou a Instituição, em razão de fatos e/ou atos inidôneos ou errados que tenham sido praticados ou deixado de praticar por estes, resguardando suas observações para a instância intrainstitucional.

6 - O Oficial da PMCE deve evitar se imiscuir em dar início a discussões, críticas ou comentários sobre situações ou fatos que não guardem relação com os interesses da Corporação.

7 - O Oficial da PMCE deve defender e oferecer apoio por todos os meios legais e afetivos, e estar sempre solidário a qualquer irmão de farda, quando por prática de atos corretos, esteja sendo alvo de comentários e críticas desairosas. Mas críticas em que não comportar defesa imediata e/ou na falta de informações sobre o assunto, todo o integrante da Polícia Militar do Ceará deverá ausentar-se do local onde se acha, como forma de desagravo pelo desrespeito que está sendo praticado em relação ao companheiro ou à Corporação.

8 – Todo integrante da PMCE deve dispensar nas situações normais de regularidade, total respeito, irrestrito apoio e acatamento, a qualquer companheiro da reserva ou reformado, tratando-o como se da ativa fosse, a fim de fortalecer o espírito de corpo da Corporação."

"Comando Geral da Polícia Militar do Ceará em Fortaleza,
10 de março de 1999."

2 comentários:

  1. Coronel até o distintivo fixado no gorro do novo fardamento, que representa as polícias militares do Brasil, foi trocado por um que trás o brasão do Estado, criado por este (des)governo, com o nome polícia militar.
    É gritante a demonstração de falta de respeito as tradições culturais e aos nossos simbolos.
    Hoje além de existir uma diaspora dentro da PMCE, existe também uma falta de uniformidade no que diz respeito ao fardamento, existem três ou mais, levando a sociedade notar a falta de unidade e organização.

    ResponderExcluir
  2. acho que temos de tomar cuidado com quem queremos para nos representar. já vi que lá é igual a cá. quando estamos por cima, tudo pode acontecer, até nos corrompermos.

    ResponderExcluir